sábado, 15 de fevereiro de 2014

A ERA DOS DINOSSAUROS

Eu Já Te Disse Que...Eles foram as maiores criaturas terrestres a habitar o planeta. Alguns eram inofensivos e se alimentavam de plantas, outros eram caçadores cruéis, que abocanhavam suas vítimas com dentes afiadíssimos, para comer sua carne, eles se dominavam Dinossauros. Até o momento já são conhecidas cerca de mil espécies de dinossauros. Os Dinossauros foram os animais mais bem sucedidos na história do planeta. Eles viveram 140 milhões de anos na Terra, o homem existe há apenas 2 milhões e meio de anos! A teoria mais aceita sobre a extinção dos Dinossauros é a queda de um meteoro na península de Yucatan, no México. Vamos conhecer agora um pouco mais sobre a Era em que viveram:




A Era Mesozóica: Ela é marcada pelo surgimento dos dinossauros e compreende o período entre aproximadamente 250 a 65 milhões de anos atrás. Seu início é marcado por uma grande extinção em massa de causas desconhecidas e pela formação e fragmentação da Pangea (Continente que, descrito pela deriva continental, existiu até há 200 milhões de anos, durante a era Paleozoica) . O aprimoramento e extinção dos dinossauros também é um fato marcante desta era chamada de “era dos dinossauros”, porque foi quando eles mais se desenvolveram. E nessa Era também que surgem as primeiras plantas com flores e as primeiras aves. 


Ela se divide em três períodos, do mais antigo para o mais recente: Triássico, Jurássico e Cretáceo.

O Período Triássico (250 milhões de anos até 200 milhões de anos)
O primeiro Período do Mesozóico foi o Triássico, nesse Período todos os continentes estavam agrupados no super continente chamado Pangea. A Pangea era circundada por um oceano chamado Pantalassa, que corresponde ao atual oceano Pacífico e por um mar á leste chamado de Tethys. O centro deste continente era muito distante do mar, por isso havia muitas áreas desérticas, quentes e secas. Mas para a nossa surpresa, perto dos rios e nas costas dos mares existiam florestas exuberantes, onde habitavam, além dos dinossauros, outras espécies de répteis, insetos, peixes e uma grande variedade de vida marinha. No final do Triássico são encontrados os primeiros fósseis de mamíferos, e em terra, aparecem diversos grupos de répteis, inclusive voadores, muito embora, a fauna desse período não seja tão diversificada quanto à do anterior uma vez que houve uma grande extinção em massa no início do Triássico.


O Período Jurássico (200 milhões de anos até 145 milhões de anos)
Durante este período, o grande continente Pangéia começou a se separar. Com isso, iniciou-se a formação de grandes mares que reconhecemos como os oceanos e mares atuais.O resultado desta movimentação foi um clima mais úmido e menos árido em alguns pontos. Samambaias e árvores coníferas ocuparam parte do espaço dos desertos, e o centro dos continentes ficou mais habitável. Surgem os marsupiais, e praticamente todos os peixes, anfíbios e aves modernas já estavam presentes. Também foi o período conhecido como a “Era dos Dinossauros” devido à predominância destes répteis tanto na água, quanto no ar e na terra. Quanto à flora as coníferas já eram bastante abundantes.


O Período Cretáceo (145 milhões de anos até 65 milhões de anos)

Seu final é marcado por uma nova extinção em massa que, segundo alguns cientistas, se deveu ao impacto de um grande meteoro que teria causado uma drástica mudança no clima extinguindo os dinossauros. Foi nesse período também que se deu a separação da América do Sul e da África e ainda não existia ligação entre a América do Norte e do Sul. As florestas evoluíram e as primeiras plantas com flores apareceram. Este foi o auge da era dos dinossauros, onde reinava o feroz e temido Tyrannosaurus Rex. Bandos de Triceratops com seus magníficos chifres e Parasaurolophus com suas cristas enormes e barulhentas também vagavam pelo planeta.


           http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Solo/eramesosoica.php

Um comentário: