sexta-feira, 16 de março de 2012

NINGUÉM NUNCA VIU, MAS DIZEM QUE ELES EXIXTEM, SERÁ?

Eu Já Te Disse Que... Ninguém nunca viu, mas a varias estórias sobre eles, tem gente que acredita, conheça agora os seres mais incríveis que se escondem no folclore de vários países, pra começar vamos falar um pouco do mais famoso deles:

Pé Grande

Onde vive: Floresta dos EUA e do Canadá.

Características: Pegadas de 37 cm de comprimento, 12 cm de largura e 2,5cm de profundidade, calcula-se que tenha 1,80 m de altura e pese 130 kg.

Como Surgiu: A lenda do Pé Grande (ou Sasquatch) é contada há mais de 200 anos. Mas foi em 1951, quando o alpinista britânico Eric Shipton publicou uma série de fotografias de pegadas humanoides obtidas na cordilheira Gauri Sankar, no Himalaia, que a lenda do gigante peludo tornou-se mais popular. O apelido de Pé Grande nasceu a partir dessas fotografias de pegadas, que comparadas com um pé humano normal. 

O Pé Grande é uma criatura lendária que anda em áreas remotas do mundo. Ele tem nomes diferentes em lugares diferentes: no Tibet, onde ele caça os Himalaias, ele é chamado de Yeti ou Abominável Homem das Neves; ele é Mapinguari na Amazônia; Yowie na Austrália; e na América do Norte ele é conhecido como o Homem do Gelo.

Alguns acreditam que ele seja um humanóide de verdade que há séculos se esconde em florestas e montanhas. Os cépticos dizem que o misterioso ‘Pé Grande’ não passa de um urso grisalho que fica de pé em suas patas traseiras.



               Revista Mundo Estranho: Editora Abril: Edição 90; agosto de 2009; pag06.





Mula-Sem-Cabeça


Onde vive: Brasil, Argentina e Península Ibérica.

Características: Esse monstro possuía a forma de uma mula marrom ou preta, sem a cabeça, soltando fogo na região de onde seria esse membro. Além disso, a mula-sem-cabeça tinha cascos de aço ou prata e um relincho que poderia ser ouvido a muitos metros de distância. 



Como Surgiu: Existem várias explicações para a origem desta lenda, variando de região para região. Em alguns locais, contam que a mula-sem-cabeça surge no momento em que uma mulher namora ou casa com um padre. Como castigo pelo pecado cometido, transforma-se neste ser monstruoso. O encanto somente pode ser quebrado se alguém tirar o freio de ferro que a mula sem cabeça carrega, assim surgirá uma mulher arrependida pelos seus “pecados”.

Em outras regiões, contam que, se uma mulher perde a virgindade antes do casamento, pode se transformar em mula-sem-cabeça.  Esta versão está muito ligada ao controle que as famílias tradicionais buscavam ter sobre os relacionamentos amorosos, principalmente das filhas.

Existe ainda outra versão mais antiga e complexa da lenda. Esta, conta que num determinado reino, a rainha costuma ir secretamente ao cemitério no período da noite. O rei, numa determinada noite, resolveu segui-la para ver o que estava acontecendo. Ao chegar ao cemitério, deparou-se com a esposa comendo o cadáver de uma criança. Assustado, soltou um grito horrível. A rainha, ao perceber que o marido descobrira seu segredo, transformou-se numa mula-sem-cabeça e saiu galopando em direção à mata, nunca mais retornando para a corte.





              Revista Mundo Estranho: Editora Abril: Edição 90; agosto de 2009; pag06.


Dragão Chines

Onde vive: Toda a China

Características: Segundo as lendas, os dragões são feitos de diferentes tipos de animais como a cobra, a carpa, o camelo, cervo, coelho, touro, iguana, sapo, tigre e águia. As 9 características que identificam o dragão chinês são facilmente observáveis cabeça semelhante à de um camelo, chifres de cervo, olhos de coelho, orelhas de touro, barriga de sapo, escamas de carpa, patas de tigre e garras de águia. Ele possui, ainda, um par de dentes caninos longos.


Como Surgiu: A origem do dragão chinês não é precisa, mas muitos estudiosos concordam que se originou dos totens de diferentes tribos na China. Alguns sugeriram que vêm de uma representação de uma junção de animais existentes, tais como serpentes, de peixes, ou de crocodilos. Por exemplo, o local de Banpo da cultura de Yangshao em Shaanxi representou uma alongada serpente marinha. Os arqueólogos acreditam que "peixes longos" teriam evoluído em imagens do dragão chinês.

A associação com peixes é refletida na lenda de uma carpa que viu o topo de uma montanha e decidida ir alcançá-la. Nadou rio acima, escalando correntezas e cachoeiras e não as deixando atrapalharem seu caminho. Quando alcançou o topo, lá havia a mítica "porta do dragão" e a saltando se transformou em dragão. Acredita-se que diversas cachoeiras e cataratas na China poderiam ser a localização da porta do dragão. Esta lenda é usada como uma representação simbólica para o esforço necessário para superar obstáculos e conseguir o sucesso.

O Dragão Chinês (Lung) era um divino possuidor da chuva, necessária para o bem do povo. Eles ajudavam os deuses servindo de carruagens pelos céus, além de controlarem elementos da natureza, como vento, a chuva e os vulcões. E bom não irrita-los, pois o resultado podem ser furações e secas.  E dito que uma das piores inundações foi causada quando um mortal irritou um dragão.


                  Revista Mundo Estranho: Editora Abril: Edição 8190; agosto de 2009; pag07.















5 comentários:

  1. adorei

    posta um do franstein

    ResponderExcluir
  2. sera que verdades estas històrias

    ResponderExcluir
  3. Séra que existe Mula sem cabeça ou é só historia pra assustar as crianças

    ResponderExcluir
  4. logico que existe mula sem cabeça.....eu tenho uma lá no sitio, ela é super mansa. e tem olhos azuis lindos e orelhas pontudas.

    ResponderExcluir