terça-feira, 24 de maio de 2011

Do Escambo ao Real

 Eu Já Te Disse que... Como sabemos nosso mundo hoje em dia é movido pelo dinheiro, mas nem sempre a moeda de troca foi o dinheiro, antigamente era praticado o escambo. O escambo, que consistia na troca direta de mercadorias como o gado, sal, grãos, pele de animais, cerâmicas, cacau, café, conchas, e outras. Esse sistema de troca direta, que durou por vários séculos, deu origem ao surgimento de vocábulos como “salário”, o pagamento feito através de certa quantidade de sal; “pecúnia”, do latim “pecus”, que significa rebanho (gado) ou “peculium”, relativo ao gado miúdo (ovelha ou cabrito).

Mercadorias usadas como dinheiro Antigamente

DENTE DE BALEIA:

Nas Ilhas Fiji, não se sabe em que época, os dentes de baleia eram extremamente valiosos pelo fato de serem difíceis de se extrair. Eles eram utilizados em cerimônias e festas sagradas o que aumentava mais ainda o seu valor. Essa mercadoria podia comprar desde vestimentas até alimentos. O problemas é que os dentes só tinham valor para os habitantes da ilha , eles não serviam para escambo com outros povos e outros países.


BACALHAU: 

Na Noruega durante a Idade Média, o bacalhau era usado como moeda por ser bem comum nas águas geladas deste país. Os noruegueses trocavam o peixe por outros produtos com os comerciantes da região que repassavam a iguaria para o sul da Europa.A demanda pelo peixe salgado era maior nas datas religiosas, como a Quaresma e as sextas feiras , quando a Igreja condenava o consumo de carne.



O PAU-BRASIL:
Rapidamente descoberto pelos primeiros navegantes, o pau-de-tinta ou pau-brasil era uma espécie de árvore abundante no território brasileiro, que servia como matéria-prima para o tingimento de tecidos. Apresentava particular importância para a indústria têxtil européia, que passava por um período de crescimento. O comércio dessa mercadoria tornou-se um empreendimento lucrativo, que deu início à atividade econômica dos europeus no Brasil, bem como à efetiva ocupação da terra. Além do pau-de-tinta, papagaios e macacos também obtiveram grande valor comercial, devido aos seus aspectos exóticos e ornamentais.

MULHERES:

As mulheres reclamam que ninguém dá valor a elas, mas daí a serem vendidas há uma grande diferença! Na Irlanda, entre o século 8 e 9, as mulheres eram usadas como moeda de troca. As mulheres eram usadas como moeda de troca por alimentos e terra com os vikings, que depois revendiam o "produto" a comerciantes no Mar Mediterrâneo. As mulheres ruivas e loiras eram as mais valiosas. Os homens irlandeses também eram escravizados, porém valiam bem menos. 

FUMO:

Na Romênia entre 1965 e 1989, o fumo poderia ser usado até mesmo para pagar alimentos e bebidas à prostitutas. Tudo isso ocorreu pelo fato de o país exportar tudo o que produzia então os produtos que sobravam eram muito caros, logo o dinheiro foi desvalorizado.



            Revista Mundo Estranho: Editora Abril : Edição 81; novembro de 2008; pag10.


História da Moeda no Brasil

O primeiro dinheiro do Brasil foi a moeda-mercadoria. Durante muito tempo, o comércio da terra foi feito por meio da troca de mercadorias, mesmo após a introdução da moeda de metal.
As primeiras moedas metálicas - de ouro, prata e cobre – chegaram com o início da colonização portuguesa. A unidade monetária de Portugal, o REAL, foi usada no Brasil durante todo o período colonial. Assim, tudo se contava em réis – plural popular de real – com moedas fabricadas em Portugal e no Brasil.
As casas fabricantes de moedas foram aqui criadas à medida que os lugares iam desenvolvendo-se e necessitavam de dinheiro. A primeira foi a Casa da Moeda da Bahia, seguida pelas do Rio de Janeiro, Pernambuco e Minas Gerais.

Nomes das moedas que circularam no Brasil 

- REAL : (plural:réis) nome da moeda que vigorou no Brasil desde o início da colonização (1500) até 1942.


- CRUZEIRO: criado no governo do presidente Getúlio Vargas, em 5 de outubro de 1942. Ao criar o Cruzeiro, o governo realizou o corte de zeros e estabeleceu que cada Cruzeiro equivaleria a mil réis.


- CRUZEIRO NOVO: entrou em circulação em 13 de fevereiro de 1967, durante o regime militar. Circulou até 14 de maio de 1970. Durante sua implantação, o Cruzeiro perdeu três zeros.


- CRUZEIRO: voltou em 15 de maio de 1970, sem corte de zeros.

- CRUZADO: entrou em circulação em 28 de fevereiro de 1986, durante o Plano Cruzado no governo de José Sarney. Houve o corte de três zeros em relação ao Cruzeiro.

- CRUZADO NOVO: novamente, em função da inflação elevada, houve a criação de uma nova moeda e o corte de três zeros em relação a moeda anterior. Entrou em circulação em 16 de janeiro de 1989.


- CRUZEIRO: em 16 de março de 1990, durante o primeiro ano do Governo de Fernando Collor, a moeda retomou o nome de Cruzeiro. Nesta mudança não ocorreu corte de zeros.


- CRUZEIRO REAL: já em preparação para o Plano Real, o governo de Itamar Franco criou o Cruzeiro Real que entrou em circulação em 1 de agosto de 1993. Houve o corte de três zeros.


- REAL: moeda que entrou em circulação em 1 de julho de 1994, durante o Plano Real, implementado no governo de Itamar Franco. Os brasileiros tiveram que trocar a moeda antiga pela nova (2.750 Cruzeiros Reais por 1 Real). O Real (R$) é a moeda em circulação até os dias de hoje.


2 comentários:

  1. adorei esse post. Vcs devem imaginar pq né? Algumas dessas moedas eu tenho em casa, são minhas relíquias! Parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir